Conecte-se!

Últimas Notícias

AMO LIVRO: na Anhembi, os alunos têm uma editora júnior para vivenciar todas as etapas para transformar ideias em publicações

Publicado

em

Editora Extensão na Amo


Fundada em 2022, a Editora Extensão da Universidade Anhembi Morumbi (AMO) tem como missão expandir os conhecimentos dos estudantes na área editorial e transformar projetos de autores em publicações concretas. É um complemento às aulas já que contribui com uma formação prática e abrangente, permitindo que eles vivenciem as etapas do mercado editorial com autonomia.

Coordenada pela professora Helen Suzuki, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com experiência internacional no Japão, a editora proporciona um ambiente dinâmico para os universitários. “Todos os processos, desde a leitura crítica até o fechamento do arquivo, são realizados pelos alunos, com supervisão e apoio da universidade. Essa abordagem permite que eles adquiram habilidades valiosas enquanto assumem responsabilidades em cada etapa do trabalho editorial”, explica.

Embora a Editora Extensão não se responsabilize pela distribuição, venda ou marketing dos livros, oferece uma gama de serviços essenciais, como leitura crítica, preparação e revisão textual, desenvolvimento do projeto gráfico e diagramação. Um dos produtos mais destacados da editora é a Revista Amplitude, que abre espaço para a colaboração de autores externos e contribuições de estudantes, refletindo a diversidade de vozes no cenário literário.

“A Editora Extensão é um espaço único onde os alunos vivenciam o funcionamento do mercado editorial na prática, aprendem a lidar com prazos, responsabilidades e trabalho em equipe — tudo com a autonomia necessária para a sua formação profissional”, destaca Helen.

O processo editorial é estruturado para garantir um alto nível de qualidade e organização. Após o envio de um original, a equipe editorial dá um retorno ao autor em até três semanas sobre a aprovação do projeto. Caso o projeto seja aprovado, o autor deve confirmar sua ciência, e o processo segue adiante.

A duração média da edição é de seis meses, podendo ser prorrogada por até dois meses, dependendo da complexidade. Durante o recesso acadêmico, as atividades editoriais são suspensas, sendo retomadas após o início das aulas. O processo editorial começa oficialmente após a seleção e o aceite do projeto, seguindo então para a produção e a assinatura dos termos — pois não há um contrato jurídico sacramentado/registrado.

Lucas Araújo de Almeida, estudante do quinto semestre de Jornalismo, é um exemplo de como a Editora Extensão oferece oportunidades valiosas para crescimento profissional. Ele iniciou sua jornada colaborando na produção de matérias para a Revista Amplitude e na criação de conteúdo para as redes sociais da editora. A experiência não só enriqueceu sua formação acadêmica, mas também lhe deu uma nova perspectiva sobre o mercado editorial. Apesar dos desafios, como lidar com temas novos e exigir mais pesquisa, encontrou apoio e confiança na equipe, o que o ajudou a superar as dificuldades. “Percebi o universo editorial como uma nova possibilidade de atuação para jornalistas: um campo mais amplo e cheio de oportunidades. Além disso, troca enriquecedora entre colegas de diferentes cursos e semestres, ampliou ainda mais a visão sobre o mercado”, conta.

Reconhecimento
A Editora Extensão tem se destacado não só pela qualidade dos projetos desenvolvidos, mas também pelo reconhecimento recebido. Algumas das publicações realizadas pela editora foram inscritas no Prêmio Jabuti, o mais prestigiado prêmio literário do Brasil, criado pela Câmara Brasileira do Livro em 1959. Este prêmio reconhece a excelência literária em diversas categorias, e a participação de obras da editora nesse evento é uma grande conquista, evidenciando a qualidade e relevância do trabalho realizado pelos alunos da AMO.

Com o objetivo de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, a Editora Extensão realiza um processo seletivo para novos autores (mais informações aqui) interessados em transformar seus textos em publicações editoriais. Os alunos da Produção Editorial se dedicam à seleção dessas obras, permitindo que autores externos também tenham a chance de ver seus projetos se tornarem realidade.

São aceitos projetos que cumpram os seguintes requisitos:
_ O autor deve ser maior de 18 anos;
_ O manuscrito deve estar finalizado e ter até 150 páginas (tamanho A4);
_ O projeto deve ser integralmente original, não violando nenhum artigo da Lei do Direito Autoral (Lei nº 9.610/98);
_ O conteúdo não pode infringir nenhum direito humano nem fazer apologia e/ou incitação a qualquer crime.

O curso de Produção Editorial da AMO, que mantém estreita parceria com a editora, alcançou a nota máxima (5) no MEC. Essa conquista reflete a excelência na formação de profissionais preparados para transformar o mercado editorial brasileiro. O reconhecimento ocorreu em 2024.

A vivência com editoras não apenas desperta a autonomia dos alunos participantes, mas também os insere no mercado, que segue passando por constantes atualizações nas redes sociais. Além disso, fomenta a leitura e contribui para o aprimoramento da escrita.

Fique por dentro!
Você pode acompanhá-los de perto pelo Instagram (@editoraextensao), onde também são divulgados os editais de publicação e outras novidades sobre os projetos da Editora Extensão.

Texto de Isabella de Almeida (Jornalismo), da  AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO, com supervisão de profa. Fernanda Iarossi. Fotos: Divulgação/Editora Extensão

Últimas Notícias

AMO COZINHAR: a Jornada dos Irmãos Bosch na Gastronomia

Publicado

em

por

irmãos Arnau e Oscar Bosch e Rosa Moraes

Herdeiros da tradição gastronômica do famoso restaurante catalão Can Bosch, os irmãos Arnau e Oscar Bosch dividiram suas experiências de vida e na cozinha que moldaram a realidade do trabalho em seus restaurantes no encontro Tradição e Inovação: A Jornada dos Irmãos Bosch na Gastronomia, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), em março de 2025.

Rosa Moraes, embaixadora da área de Turismo & Hospitalidade da Ânima Educação, mediou o encontro que destacou as trajetórias e perspectivas sobre comida catalã e culinária espanhola. Os irmãos Arnau e Oscar Bosch cresceram imersos na tradição gastronômica do restaurante Can Bosch, na Catalunha, que há mais de 40 anos mantém uma estrela Michelin.

Arnau, formado na Escola de Hosteleria Hoffman, consolidou sua trajetória em renomadas cozinhas estreladas da Espanha antes de assumir, em 2015, o comando do restaurante familiar, sendo reconhecido como Chef Jovem da Catalunha.

Oscar, por sua vez, trilhou um caminho internacional, com passagens por restaurantes como El Bulli e El Celler de Can Roca, até se estabelecer no Brasil, onde fundou o Tanit, o NIT Bar de Tapas e o Cala del Tanit, trazendo a essência da culinária mediterrânea com toques autorais.

Curadoria AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO, com supervisão da profa. Fernanda Iarossi. Fotos: Estúdios de Comunicação, Campus Vila Olímpia (coordenação: Natan Oliveira)

Continue lendo

Últimas Notícias

AMO DOAR: ação das Atléticas e Biblioteca arrecada chocolates na Páscoa

Publicado

em

por

Atléticas, centro acadêmico e bibliotecas doam

Funcionários e alunos da Universidade Anhembi Morumbi (AMO) organizaram mutirão nos 3 campi para arrecadar chocolates e entregar para crianças atendidas por entidades assistenciais em São Paulo. As bibliotecas foram ponto de arrecadação dos doces – tanto alunos quanto pessoas de fora da instituição ajudaram doando uma caixa de bombom.

Elaine Laguna, supervisora administrativa e responsável pelas bibliotecas do campus Vila Olímpia e Paulista da AMO, conta que quem fez a doação levou em troca por um livro. Com essa ação consciente, no total foram arrecadados 80 caixas de bombons. A ação teve parceria do Centro Social Brasil Vivo, localizado em Guarulhos (SP), fundada em 1992. 

A arrecadação de chocolates também veio por meio das atléticas da AMO. Lions (Atlética de Biomedicina), em parceria com Taurus (Atlética de Saúde) e Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEGM), ajudou a ONG Casa de Recomeços. Hydras (Atlética de Fisioterapia) também promoveu arrecadação e levou doces até a ONG Bompar que atende mais de 17 mil pessoas.

Para participar das ações das atléticas, o aluno (ou não) entregava uma caixa de bombom ou doação em dinheiro e, em troca, ganhou horas complementares.

Além da entrega dos chocolates, as atléticas, junto das ongs, participaram de atividades com os assistidos, como pintura no rosto, colagem criativa, pulseira de miçanga, oficina de cabelo, brincadeiras e lanches.

Texto de Karina Rodrigues (Jornalismo) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da profª. Fernanda Iarossi. Imagens: Bibliotecas, Taurus, Lions e CAEGM.

Continue lendo

Últimas Notícias

AMO MODA CONSCIENTE: estudantes “invadem” avenida Paulista para alerta sobre descarte irresponsável dos retalhos de tecido pela indústria

Publicado

em

por

Estudantes de Moda da AGCOM em ação na Paulista

Quem passou em frente ao metrô Consolação na Avenida Paulista, no dia 16 de maio de 2025 pela tarde, se deparou com algo diferente da paisagem mais famosa da cidade de São Paulo: um rastro de tecidos pelo chão.

Os curiosos que seguiram essa trilha encontraram o projeto “Não siga o meu rastro”, organizado por estudantes dos cursos de Moda do 6º semestre da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), com supervisão da professora Giovanna Gaba.

O nome – Não siga o meu rastro – remete à prática de fábricas, empresas ligadas ao universo da moda que (ainda!) fazem o descarte irresponsável dos retalhos, das sobras de tecido.

Giovanna Valentin, integrante do grupo organizador da intervenção, explica que a maioria das marcas fast fashion descartam resíduos têxteis nas ruas ao invés de terem local correto. “Com o tempo, esses itens entopem bueiros, causando alagamentos. Ou então mofam e poluem a cidade. Pensando nisso, nosso grupo de alunos da AMO foi atrás desses descartes, higienizou as peças e com elas criou os detalhes visuais e chaveiros fofos para aqueles que pararam e refletiram sobre o tema.

“A ideia, como qualquer ativismo, é instigar de modo visual o que essa problemática traz e que isso está mais próximo de nos do que imaginamos”, reforça Giovanna.

A Ação do Rastro é um projeto que faz parte da Atividade de Extensão “Ativismo na Moda e no Design” ministrado e orientado por Gaba.

Mais sobre no perfil @moda_uam.

Texto e imagens de Giovanna Mingardi (Design Gráfico) da AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO, com supervisão de profa. Fernanda Iarossi.

Continue lendo
Advertisement
Advertisement

Trending