Últimas Notícias
Universidade Anhembi Morumbi inaugura Centro Integrado de Saúde (CIS) em São José dos Campos

Com inauguração, a unidade atenderá a população joseense de forma gratuita
A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, anuncia a chegada de mais um Centro Integrado de Saúde – sua clínica-escola, desta vez na cidade de São José dos Campos. Localizado na Vila Bethânia, região central da cidade e de fácil acesso aos pacientes, a unidade terá 956 m² e abrigará mais de 30 consultórios de especialidades médicas, além de terapias de saúde para atendimento clínico e ambulatorial em áreas como: Geriatria, Neurologia adulto e infantil, Pediatria, Clínica Médica, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Pneumologia, Gastrologia, Urologia, Reumatologia, Endocrinologia, Hematologia, Clínica Cirúrgica, dentre outras, além de Psicologia e Fisioterapia.
Com inauguração realizada em 13 de março, a unidade atenderá pacientes de toda a cidade, de forma gratuita, para fortalecimento e consolidação da saúde local do âmbito dos ambulatórios de especialidades médicas. O atendimento integral e humanizado é feito por médicos especialistas e professores titulados e reconhecidos, pré e internos, além dos residentes de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos. Os graduandos atuam sempre acompanhados e supervisionados pelos médicos de cada especialidade, atendendo com qualidade e segurança às necessidades em saúde da população.
“Será extremamente importante a existência desta clínica-escola, para que a nossa Instituição possa contribuir ainda mais com a comunidade de São José dos Campos, da qual somos parte”, ressalta Robson Santana, diretor da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos. Para o Prof. Dr. João Bizario, diretor executivo da regional São Paulo e Sul da Inspirali – um dos principais players de educação continuada na área médica do país – “A integração com a população se inicia desde a entrada dos estudantes no curso de Medicina, nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, onde os alunos permanecem durante os seis anos do Curso de Medicina, criando vínculo consistente e reconhecendo verdadeiramente as necessidades em saúde da população de forma humanizada. Concomitantemente, eles desenvolvem competências clínicas em ambientes tecnológicos, simuladores de alta fidelidade e complexidade e pacientes atores, preparando-se para oferecer, a partir do 5º semestre até o final do internato, segurança plena aos pacientes que por eles serão acolhidos e cuidados, supervisionados sempre pelos médicos responsáveis e pelos residentes nas diversas especialidades. O fortalecimento do vínculo com a população é constante em todos os níveis de atenção à saúde e agora se estreitará ainda mais com o CIS, formando médicos competentes e focados no cuidado contínuo e integral das pessoas”, comenta.
Além de servir a comunidade na atenção das especialidades médicas, a clínica-escola também terá estudantes de Psicologia e Fisioterapia integrados às necessidades da população que frequentará o CIS – ambos a partir do 7º semestre, também com supervisão dos docentes e especialistas, em consultas individuais e atendimentos em grupos.
Formação em Medicina de Qualidade
A Inspirali, que atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima, também estará presente no Centro Integrado de Saúde. A companhia foi a responsável pela projeção e articulação de toda a infraestrutura do espaço, além da implementação no futuro de mais um centro de pesquisa clínica, que tem como objetivo contribuir com a população e com o avanço de pesquisas, melhorias de protocolos e produtos, além do desenvolvimento de novas soluções voltados à saúde.
Últimas Notícias
AMO COZINHAR: a Jornada dos Irmãos Bosch na Gastronomia

Herdeiros da tradição gastronômica do famoso restaurante catalão Can Bosch, os irmãos Arnau e Oscar Bosch dividiram suas experiências de vida e na cozinha que moldaram a realidade do trabalho em seus restaurantes no encontro Tradição e Inovação: A Jornada dos Irmãos Bosch na Gastronomia, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), em março de 2025.
Rosa Moraes, embaixadora da área de Turismo & Hospitalidade da Ânima Educação, mediou o encontro que destacou as trajetórias e perspectivas sobre comida catalã e culinária espanhola. Os irmãos Arnau e Oscar Bosch cresceram imersos na tradição gastronômica do restaurante Can Bosch, na Catalunha, que há mais de 40 anos mantém uma estrela Michelin.
Arnau, formado na Escola de Hosteleria Hoffman, consolidou sua trajetória em renomadas cozinhas estreladas da Espanha antes de assumir, em 2015, o comando do restaurante familiar, sendo reconhecido como Chef Jovem da Catalunha.
Oscar, por sua vez, trilhou um caminho internacional, com passagens por restaurantes como El Bulli e El Celler de Can Roca, até se estabelecer no Brasil, onde fundou o Tanit, o NIT Bar de Tapas e o Cala del Tanit, trazendo a essência da culinária mediterrânea com toques autorais.




Curadoria AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO, com supervisão da profa. Fernanda Iarossi. Fotos: Estúdios de Comunicação, Campus Vila Olímpia (coordenação: Natan Oliveira)
Últimas Notícias
AMO DOAR: ação das Atléticas e Biblioteca arrecada chocolates na Páscoa

Funcionários e alunos da Universidade Anhembi Morumbi (AMO) organizaram mutirão nos 3 campi para arrecadar chocolates e entregar para crianças atendidas por entidades assistenciais em São Paulo. As bibliotecas foram ponto de arrecadação dos doces – tanto alunos quanto pessoas de fora da instituição ajudaram doando uma caixa de bombom.
Elaine Laguna, supervisora administrativa e responsável pelas bibliotecas do campus Vila Olímpia e Paulista da AMO, conta que quem fez a doação levou em troca por um livro. Com essa ação consciente, no total foram arrecadados 80 caixas de bombons. A ação teve parceria do Centro Social Brasil Vivo, localizado em Guarulhos (SP), fundada em 1992.
A arrecadação de chocolates também veio por meio das atléticas da AMO. Lions (Atlética de Biomedicina), em parceria com Taurus (Atlética de Saúde) e Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEGM), ajudou a ONG Casa de Recomeços. Hydras (Atlética de Fisioterapia) também promoveu arrecadação e levou doces até a ONG Bompar que atende mais de 17 mil pessoas.
Para participar das ações das atléticas, o aluno (ou não) entregava uma caixa de bombom ou doação em dinheiro e, em troca, ganhou horas complementares.
Além da entrega dos chocolates, as atléticas, junto das ongs, participaram de atividades com os assistidos, como pintura no rosto, colagem criativa, pulseira de miçanga, oficina de cabelo, brincadeiras e lanches.


Texto de Karina Rodrigues (Jornalismo) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da profª. Fernanda Iarossi. Imagens: Bibliotecas, Taurus, Lions e CAEGM.
Últimas Notícias
AMO MODA CONSCIENTE: estudantes “invadem” avenida Paulista para alerta sobre descarte irresponsável dos retalhos de tecido pela indústria

Quem passou em frente ao metrô Consolação na Avenida Paulista, no dia 16 de maio de 2025 pela tarde, se deparou com algo diferente da paisagem mais famosa da cidade de São Paulo: um rastro de tecidos pelo chão.
Os curiosos que seguiram essa trilha encontraram o projeto “Não siga o meu rastro”, organizado por estudantes dos cursos de Moda do 6º semestre da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), com supervisão da professora Giovanna Gaba.
O nome – Não siga o meu rastro – remete à prática de fábricas, empresas ligadas ao universo da moda que (ainda!) fazem o descarte irresponsável dos retalhos, das sobras de tecido.
Giovanna Valentin, integrante do grupo organizador da intervenção, explica que a maioria das marcas fast fashion descartam resíduos têxteis nas ruas ao invés de terem local correto. “Com o tempo, esses itens entopem bueiros, causando alagamentos. Ou então mofam e poluem a cidade. Pensando nisso, nosso grupo de alunos da AMO foi atrás desses descartes, higienizou as peças e com elas criou os detalhes visuais e chaveiros fofos para aqueles que pararam e refletiram sobre o tema.
“A ideia, como qualquer ativismo, é instigar de modo visual o que essa problemática traz e que isso está mais próximo de nos do que imaginamos”, reforça Giovanna.
A Ação do Rastro é um projeto que faz parte da Atividade de Extensão “Ativismo na Moda e no Design” ministrado e orientado por Gaba.











Mais sobre no perfil @moda_uam.
Texto e imagens de Giovanna Mingardi (Design Gráfico) da AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO, com supervisão de profa. Fernanda Iarossi.
-
Mooca em foco3 anos atrás
9ª Edição do Programa Mooca em Foco
-
Destaque2 anos atrás
Vai começar a 6ª Semana de Gastronomia “Artesanal é Legal!” Confira a programação completa
-
Últimas Notícias2 anos atrás
Universidade Anhembi Morumbi inaugura novo Centro Integrado de Saúde
-
Eventos3 anos atrás
Hospital veterinário da Anhembi completa 20 anos com três dias de eventos
-
Mooca em foco2 anos atrás
16ª Edição do Programa Mooca em Foco
-
Últimas Notícias3 anos atrás
Alunos de Educação Física promovem ação de exercícios aeróbicos no campus
-
Últimas Notícias3 anos atrás
Anhembi Morumbi e projeto CAPA protegem capivaras do Rio Pinheiros
-
Eventos2 anos atrás
Como foi o primeiro dia do 6º Encontro de Gastronomia Anhembi Morumbi? Acompanhe aqui!