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Novembro Azul 2022: Confira a história desse movimento mundial e as dicas do Dr. Carlos Sacomani, Urologista e docente da UAM

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Novembro é o mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O motivo do destaque, é conscientizar e alertar toda população masculina sobre a prevenção e sintomas da doença. O câncer de próstata ainda eh um assunto de muito tabu entre os homens por conta do exame clínico, que é realizado através do toque retal. Por esse motivo, muitas pessoas optam por nao procurar o urologista e a nao realizarem um exame periódico anual.

O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionada com os números de ocorrência da doença.

Além da idade, outros fatores parecem ter relação com o surgimento do câncer de próstata. Primeiramente devemos destacar que pacientes que possuem parentes que tiveram a doença têm risco aumentado de desenvolvê-la. Além disso, homens negros possuem mais chances de desenvolver a doença que homens brancos, assim como obesos apresentam maior risco.

Aliados a esses fatores, não podemos deixar de mencionar os hábitos alimentares pouco saudáveis, um tema ainda controverso, mas que merece atenção. Uma alimentação rica em gordura, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde, inclusive o desenvolvimento de câncer de próstata. Sendo assim, controlar a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais na dieta, pode ajudar na proteção contra esse câncer e em outras doenças.

Assim como em todo Brasil e mundo afora, a Universidade Anhembi Morumbi está promovendo diversas ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata durante o mês de novembro, em conjunto com os docentes e alunos da área da saúde. Confira o vídeo da campanha Novembro Azul, preparado pela equipe do Campus Mooca.

Aproveite as campanhas e informe-se!

 

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AMO ARTE: projeto de criação de máscaras aproxima tradição e modernidade

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Máscara e arte

“Dê uma máscara a um homem e ele dirá a verdade”, disse Oscar Wilde. Essa frase ganha vida no Laboratório de Máscaras e Experimentação, coordenado pelo professor Ipojucan Pereira, na Universidade Anhembi Morumbi (AMO).

Partindo da ideia que ao colocar a máscara, o corpo ganha liberdade para se mover e se expressar, Ipojucan explica que esta peça que normalmente cobre o rosto é uma mídia antiga que ainda tem grande poder comunicativo. “Ao esconder o rosto, a máscara evidencia o corpo, mostrando que usamos o corpo inteiro para nos expressar. Assim, ela é uma tecnologia de expressão humana ligada à tradição, promove uma consciência corporal mais ampla ao tirar o rosto de cena”, complementa.

O movimento Commedia dell’Arte (teatro italiano do século XVI, conhecido pela improvisação, personagens fixos e uso de máscaras), é inspiração para o Laboratório. Isso porque, segundo o professor, hoje, o trabalho com máscaras é pouco explorado devido às tecnologias modernas, mas continua sendo um campo rico para pesquisa e criação.

Modernizar o teatro passa por revisitar e reinventar técnicas antigas. A máscara representa uma expansão dessas tradições, dando aos alunos do laboratório a chance de aprender a criar e se expressar ao mesmo tempo. O mascaramento amplia possibilidades e identidades na produção e atuação.

O projeto contribui para a formação de atores e atrizes, sendo um trabalho de base que compõe a bagagem artística dos participantes. O objetivo é incentivar a vontade de aprofundar, buscando mais conhecimento e prática nessa área.

Importante: As vagas ainda não foram todas preenchidas. Interessados podem procurar o professor Ipojucan às sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, no 6º andar (sala de marchetaria) ou no 1º piso (Campus Mooca).

Texto de Jessica Monik (Jornalismo) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da Profa. Fernanda Iarossi. Imagens cedidas pelo professor Ipojucan Pereira,.

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AMO FASHION LAW: evento discute como o direito entra em cena na indústria fashion

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Direito e Moda: palestra com advogado e escritor Gilberto Mariot.

A relação entre estilo e legislação foi o tema da palestra Fashion Law: a moda nos tribunais, realizada na sala Harvard do campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi no dia 30 de abril. O encontro fez parte do evento “Direito, Moda e Sociedade” e teve como palestrante o advogado e escritor Gilberto Mariot.

Especialista na área, Mariot explicou como funciona a Fashion Law – ramo jurídico que protege criações no universo da moda. Abordou temas como pirataria, contratos, propriedades e, principalmente, o registro de marcas. Destacou casos emblemáticos que  ajudaram a consolidar a palestra, como o processo entre Christian Louboutin e a grife Yves Saint Laurent, que teve como pano de fundo o famoso solado vermelho. Também foi citado o caso da empresária brasileira Bruna Silvério, que enfrentou uma disputa com a mesma marca francesa.

“Se você tem uma marca, tem que registrar. O juiz não quer saber quem criou — ele quer saber quem o registrou. Se não registra, não é seu”, destaca Mariot, com bom humor e muita franqueza. Além deste recado direto para os futuros profissionais da área, enfatiza que no mundo jurídico não basta ser autor de uma ideia, é preciso formalizar isso legalmente. “Quem mostra é quem leva”, resume. 

A palestra, que foi organizada pela professora Cláudia Mello, assistente de coordenação do curso de Design e Negócios da Moda, terminou de forma descontraída com um sorteio: alguns alunos sortudos levaram para casa exemplares do livro Fashion Law – A moda nos tribunais, escrito por Mariot.

Texto de Karoline Moreira (Jornalismo) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da profª. Fernanda Iarossi. Imagens: Estúdios de Comunicação Campus Vila Olímpia (coordenação Natan Oliveira)

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AMO MÚSICA ELETRÔNICA: Anhembi E-Music 2025 reúne alunos e visitantes no campus Vila Olímpia

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Aluno de Produção Fonográfica na Semana de Música Eletrônica

O curso de Produção Fonográfica na Universidade Anhembi Morumbi (AMO) tem dias especiais neste mês de maio de 2025: é a 13ª Semana de Música Eletrônica (SAEM) (de 20 a 23/05) com curadoria do professor Rafael Paste e dos alunos do campus Vila Olímpia.

O evento reúne profissionais de diferentes universos da música (programação completa de 2025.1) e abre espaço para experimentações dos estudantes. A interação ajuda na troca de experiência e abre o diálogo com setores distintos do mercado.

Na manhã do dia 21 de maio, enquanto Abraão da Silva Ferreira, estudante do 3º semestre de Produção Fonográfica, comandava o som pelos corredores do -1 da Vila Olímpia da AMO, Ana Carolina Menezes Coronel, do 2ª semestre do curso, aproveitava a Semana para compreender melhor a perspectiva mercadológica. “Tem muito preconceito que não tem muitas opções de atuação para quem faz o curso. E os palestrantes ajudam a mostrar uma outra visão: há uma pluralidade de áreas no mercado musical. É uma experiência muito positiva”, destaca Ana.

E não só os alunos e professores da AMO que aproveitaram a oportunidade. Renata Britto, formada em Dança e Artes Cênicas, mudou-se de Minas Gerais há pouco tempo para São Paulo e participou do evento. “Tenho interesse no curso de Produção Fonográfica e queria conhecer a universidade. Busco uma nova carreira ou complementar minha atual formação e a Semana está sendo uma oportunidade para compreender melhor os temas ligados ao mundo musical”, conta.

Mais informações sobre a 13ª SAEM pelo perfil no Instagram @anhembiemusic

Curadoria AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO, com supervisão de profa. Fernanda Iarossi.

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