Conecte-se!

Últimas Notícias

AMO ENADE: atenção, alunos de 6ª e 7ª semestres de Jornalismo, Publicidade e Propaganda

Publicado

em

Enade 2025 saiba o que é

Jà ouviu falar do Enade?
É uma prova aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação, o MEC) desde 2004.

Ela acontece em um domingo (ainda não foi divulgada a data – esta comunicação é feita através do enade.inep.gov.br – link https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index), de maneira presencial no final de 2025.

As universidades cadastram os alunos que irão fazer a prova, sempre realizada no final do segundo semestre do ano.

Para que serve?
Tem como objetivo avaliar a capacitação dos alunos que concluíram os cursos de nível superior, que inclui: bacharelado, licenciatura e cursos tecnólogos.

Por exemplos, alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda que se formam até o final de 2025 fazem esta avaliação (Ou seja, nestes dois cursos da Escola de Comunicação, estudantes que estão no 6º e 7º semestre agora em 2025.1). Para demais cursos, recomendamos verificar os ciclos Enade diretamente com a coordenaçåo.

Este exame é usado pelo MEC como referência para avaliar a qualidade dos cursos, ou seja, a nota de desempenho dos alunos é a nota que a universidade recebe.

O Enade ajuda o governo federal a cobrar se as instituições de ensino superior, através de conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, a cumprirem a função de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional. Além também de considerar o nível de atualização de conhecimentos dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Por que devo fazer?
Muitas empresas de recursos humanos e recrutamento usam esta nota do Enade para se certificar que a universidade que o candidato a vaga de emprego se formou é bem avaliada.

Como é a prova?
ATENÇÃO – esta foi a estrutura até 2024. Qualquer alteração, via INEP, atualizamos aqui.

A estrutura do ENADE é composta por 4 etapas:
Prova — composta por 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais, 30 específicos e 3 dissertações;
Questionário da percepção de prova, que avalia a experiência do participante;
Questionário para o estudante, coletando dados para entender o perfil geral dos alunos;
Questionário do coordenador, que avalia quem está na coordenação do curso.

Tem a duração máxima de 4 horas. As perguntas sobre conhecimentos gerais focam em assuntos genéricos, com temas da sociedade e ligados aos direitos humanos. As questões específicas focam na área que o estudante está se formando.

—————
SE LIGA: Simulado on-line via Ulife para Jornalismo, Publicidade e Propaganda
Entre os dias 22 e 27 de abril de abril, haverá um simulado do exame online que estará disponível no Ulife.

Os alunos do 6ª e 7ª semestres de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, que participarem e concluírem a prova, receberão 30h de extensão.

Será possível ver o resultado do desempenho após o último dia do simulado, não interferindo nas notas das UCs.

As informações sobre acesso, tempo e quantidade de questões foram enviadas para e-mail institucional para todos os estudantes neste perfil destes dois cursos (é preciso verificar o e-mail @ulife.com.br).

Texto de Sara Miyazaki (Jornalismo) e arte Brunno Santanna (Relações Públicas) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da Profa. Fernanda Iarossi

Últimas Notícias

AMO DIREITO e MODA: seminário discute temas convergentes nas duas áreas

Publicado

em

por

Seminário Direito e Moda

Precarização do trabalho, racismo e o papel da arte nas transformações sociais serão temas norteadores do Seminário “Direito, Moda e Sociedade”, promovido pelos cursos das duas áreas.

Com duas mesas, o evento reunirá em 30 de abril de 2025 (manhã no campus Vila Olímpia e noite Paulista – confira os detalhes abaixo) especialistas para refletir sobre fashion law, os impactos da moda no direito e na sociedade na Universidade Anhembi Morumbi (AMO).

Links para inscrição:
Seminário “Direito, Moda e Sociedade – manhã VO
Seminário “Direito, Moda e Sociedade – noite Paulista

Curadoria: AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão de profa. Fernanda Iarossi.

Continue lendo

Últimas Notícias

AMO MARKETING: saiba mais sobre Marketing de Mobilização e Transformação Social

Publicado

em

por

Marketing e Transformação Social no podcast

Mais um episódio no ar de d’Osmarketeiros: Carolina Soutelo, estrategista de marcas, diretora da D4G – consultoria de branding e comunicação para transformação social e co-criadora do podcast Tantos Tempos, deu entrevista sobre o poder do marketing na transformação social.

Inovação, posicionamento de marcas, storytelling, propósito, mobilização, branding com alma e a potência das narrativas pessoais foram alguns dos assuntos destacados pela profissional com mais de 25 anos de carreira – Soutelo já passou por empresas como Ana Couto, Alexandria e Natura, onde ocupou o cargo de HeadGlobal de Estratégia Criativa e liderou projetos marcantes como o reposicionamento das linhas Chronos e Essencial.

Soutelo também explicou sobre a Metodologia Espelho, desenvolvida por ela, para apoiar mulheres que buscam novos caminhos e reencontros consigo mesmas. OUÇA AQUI!

O episódio foi conduzido pelos professores Macir Bernardo, Liana Caron e contou com a participação do estudante João Pedro, do curso de Bacharelado em Marketing da AMO.

Gravado nos Estúdios de Comunicação, Design e Artes do campus Vila Olímpia.
Apoio técnico de Belmiro Takuma, Edson Tindou, Jeferson Silva, Marcos Evaristo e VitorTakayama, sob supervisão de Natan Oliveira.

Curadoria: AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão de profa. Fernanda Iarossi.

Continue lendo

Últimas Notícias

AMO TI e COMPUTAÇÃO: Especialistas do Bradesco compartilham panorama sobre desafios, tecnologias e oportunidades no setor financeiro

Publicado

em

por

Bradesco: parceria com Anhembi nas UCs duais de Tecnologia e Computação

No campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), foi realizada a aula inaugural em parceria com o Bradesco, dentro das Unidades Curriculares (UCs) Duais do semestre 2025.1.

Segundo Guilherme Duarte de Barros, coordenador das Engenharias & TI e Computação da AMO, a colaboração estratégica com um dos maiores bancos do Brasil permite que os estudantes tenham contato com profissionais da tecnologia em uma instituição de grande porte. “Recebemos os desenvolvedores Lucca Nogueira de Andrade e Matheus Cavalari, especialistas do time de TI e Computação do Bradesco, que compartilharam com nossos alunos e professores um panorama real sobre os desafios, tecnologias e oportunidades no setor financeiro”.

Como parte da UC dual – que une as aulas teóricas e práticas da AMO com empresas, os estudantes irão desenvolver um projeto prático proposto pelo Bradesco, com entrega prevista para junho.” Um verdadeiro desafio do mundo real, que traz sentido, contexto e propósito para o aprendizado. Esse é um dos pilares do nosso modelo de ensino: a personalização e o ensino DUAL, elementos centrais da filosofia da Ânima Educação e da AMO, que visam preparar os alunos para os desafios e demandas do mercado de trabalho desde a graduação”, explica Barros.

Curadoria: AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão de profa. Fernanda Iarossi. Fotos: Estúdios de Comunicação AMO Campus Vila Olímpia (coordenação: Natan Oliveira) e acervo pessoal prof. Barros.

Continue lendo
Advertisement
Advertisement

Trending