Conecte-se!

Últimas Notícias

PROJETOS DE “CINEMA E AUDIOVISUAL” E “DESIGN GRÁFICO” DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI SÃO VENCEDORES EM PREMIAÇÃO DO EXPOCOM 2024

Publicado

em

Os projetos “Schrödinger”, do curso de Cinema e Audiovisual, e “Feijão de Corda”, do curso
de Design Gráfico, conquistaram o prêmio de “Melhor Projeto” nas etapas Sudeste e
Nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação


O curta-metragem “Schrödinger”, conta a história de Francisco que está aprisionado em um
hospital psiquiátrico e é desafiado pela Dra. Luiza a confrontar suas memórias e aceitar a
verdade sobre um suposto crime. Enquanto a linha entre o real e o imaginário se
desvanece, a caneta de Francisco torna-se sua única âncora para a liberdade.


Já o projeto “Feijão de Corda”, foi criado para reformular as embalagens para delivery e
identidade visual da rede de franquia do restaurante nordestino do Maranhão “Feijão de
Corda”. Pensando na valorização da cultura nordestina em São Paulo, trazendo o elemento
tradicional do Maranhão do festival Bumba meu boi e no cuidado com o alimento no
transporte e consumo, levando para casa do cliente a melhor experiência da culinária
tradicional nordestina e do festival através do delivery, que é algo muito forte na capital
paulista.


A Expocom, tem como objetivo apresentar os melhores trabalhos nos congressos regionais
da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).


A Universidade Anhembi Morumbi parabeniza todos os alunos e professores envolvidos em
ambos projetos, essa vitória demonstra a excelência do ensino e a paixão que
cultivamos em nossa instituição.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

AMO Rádio ANHEMBI: mais que um laboratório, é um espaço de criação, troca e experimentação

Publicado

em

por

Rádio Anhembi no campus Mooca e alunos de Comunicação

No campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), ao passar pelas catracas, se reparar tem um “aquário” – um espaço todo envidraçado com mesas, equipamentos de som, microfones, câmeras… Os “peixes” deste habitat são estudantes de Comunicação falando diante de microfones, selecionando músicas (que dão para ouvir pelo térreo), fazendo entrevistas, comandando programas para escutar no fone de ouvido via internet ou colado nas caixas de som na entrada da AMO…

É a rádio universitária.

Segundo Jonathas Beck Ramos, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo projeto da Rádio Anhembi, este é mais um importante canal de comunicação e divulgação dos assuntos pertinentes à Universidade. “Tem estrutura de rádio profissional e uma grade de programação variada, formatada para o público da AMO. Sua programação é produzida pelos alunos dos cursos de Comunicação e seu conteúdo pode ser ouvido no próprio campus e através de plataformas digitais”, conta.

Maria Luiza Faleiros, estudante do curso de Cinema e Audiovisual e representante dos alunos neste primeiro semestre de 2025, a rádio vai muito além de apenas tocar músicas no pátio da Universidade. Por ser um projeto de extensão, permite que os alunos se conectem com as pessoas, reúnam diferentes áreas da Comunicação em ações conjuntas e dialoguem diretamente com o público. Para ela, a rádio também serve como uma porta de entrada para alunos da área, além de promover visibilidade dentro e fora da AMO.

A programação ocorre nos três períodos do dia (confira os links de acesso ao final desta matéria). Pela manhã, vai ao ar o programa “Anima Campus”. À tarde, entram conteúdos com notícias diárias e acontecimentos dentro da universidade e no mundo. Já à noite, a grade se encerra com os programas “Happy Hour Anhembi” e “A Voz Universitária”.

A estrutura é organizada em diferentes setores: Mídias Digitais; Técnicos de Audiovisual; Projetos e Eventos (parcerias dentro e fora da faculdade) e Locução e Apresentação (frente às câmeras).

Um dos diferenciais da Rádio Anhembi é a liberdade que os alunos têm para propor projetos. Eles podem escolher como contribuir, por quanto tempo e em qual área desejam atuar. Isso gera aprendizado prático e um networking importante para suas futuras carreiras, destaca Ramos.

Confira o bate-papo dos alunos da Rádio Anhembi com a AGCOM:

AGCOM – Como foi para vocês gerenciar a ativação da Red Bull – “WTF is Pomelo” no Campus Mooca? Como se sentiram com essa responsabilidade?
Malu Faleiros – Uma aluna que trabalha na marca entrou em contato com a gente sobre a ação, que estava ligada ao Lollapalooza. Ficamos muito felizes e levamos como uma responsabilidade. Discutimos os conteúdos junto à equipe da Red Bull, buscamos ser criativos e organizamos um calendário de publicações.

AGCOM – Pelas publicações recentes do Instagram, é possível perceber um clima legal com os vídeos publicados, uma estética alinhada com o mundo digital. Como foi pensar nessa estratégia?
Malu: Estamos investindo no Instagram e Tiktok, porque são as formas mais fáceis de interagir com pessoas mais jovens. Conversamos com os alunos, criamos uma relação amigável, e falar em nome da Universidade traz muita visibilidade. É bom para os dois lados.

AGCOM – Como foi se integrar à rádio logo no início da graduação?
André Cursio Freire (1º semestre – Rádio TV e Internet): A minha experiência no primeiro semestre de estar participando da rádio está sendo incrível. Conheci muita gente legal, eles acompanham a gente em todos os projetos que a gente tem e há super liberdade para a gente dar nossas opiniões em projetos que já têm, como o Podcast. Como eu escolhi focar mais na parte de audiovisual, eu auxilio na montagem dos equipamentos e do áudio, aprendendo muito com a galera que já sabe e fazendo um networking muito bom.

Maria Eduarda Pitta (1º semestre – Rádio TV e Internet): Eu estou gostando bastante de estar envolvida com a rádio e com as novidades que estão acontecendo na Universidade e no Campus, além de poder ter essa experiência. Querendo ou não, ao vivenciarmos esse projeto da rádio, nós temos a oportunidade de criar nossos próprios projetos de mídia, podendo postar no Instagram, Tiktok e YouTube. Isso é muito legal para trabalharmos nossa criatividade e desenvolver mídias que engajem tanto os alunos (telespectadores) quanto o próprio aprendizado no manuseio de câmeras, microfones e edição de vídeo. Acho uma ideia muito boa que a faculdade tenha proposto que os alunos produzam a rádio, pois, apesar dos desafios, tem sido uma experiência muito legal.

Guilherme Almeida (1º semestre – Jornalismo): Estou gostando muito da rádio, curtindo os projetos que estão acontecendo lá – está muito bom. Estou participando do projeto AMO ESPORTE, onde falo sobre futebol, e está muito legal. É uma atividade que, mesmo que eu entenda pouco, eu gosto muito de fazer e compartilhar minhas opiniões. A rádio, além disso, conta com um pessoal muito acolhedor, o que me deixa muito feliz. Espero que a rádio só melhore cada vez mais.

A Rádio Anhembi é mais do que um laboratório, é um espaço de criação, troca e experimentação, onde os alunos têm voz ativa e liberdade para explorar novos ensinamentos e projetos.

Rádio Anhembi no campus Mooca e alunos de Comunicação

Aproveite para seguir as redes sociais da Rádio e assistir ao programa AMO Esporte, que vai ao ar toda quinta-feira, às 19h.
INSTAGRAM RÁDIO ANHEMBI
YOUTUBE RÁDIO ANHEMBI
FACEBOOK RÁDIO ANHEMBI

Texto de Jessica Monik (Jornalismo) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da Profa. Fernanda Iarossi. Fotos de @radioanhembi no Instagram

Continue lendo

Últimas Notícias

AMO Jornalismo: alunos participam de evento promovido pela Globo

Publicado

em

por

Academia LED de Jornalismo da Globo e estudantes de Jornalismo

Renata Lo Prete, César Tralli, Maju Coutinho compartilharam sobre o dia a dia das apurações em grandes coberturas jornalísticas recentes em aula aberta para estudantes de Jornalismo em São Paulo em ação do Movimento LED – Luz na Educação, da Globo e Fundação Roberto Marinho na Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa chamada ‘Academia LED’, um desdobramento da Academia do Jornalismo (as aulas estão disponíveis, de forma gratuita, na categoria Educação do Globoplay), faz parte do programa de capacitação da Globo focado em troca de experiências entre os profissionais da empresa e futuros jornalistas.

Giovanna de Souza Leite, estudante de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi (AMO), participou do evento. “Com certeza foi muito enriquecedor. Escutar histórias de pessoas que admiramos deixa os nossos olhos brilhando e aumenta a certeza do querer fazer jornalismo. Sem dúvidas uma experiência que não vou esquecer”, conta.

Leticia Eduarda Vicente Silva, também aluna da AMO de Jornalismo, destaca que ver e ouvir de perto profissionais experientes é enriquecedor. “O evento foi super legal, com jornalistas que sempre admirei. Eles compartilharam suas trajetórias e deram dicas valiosas para quem quer ser um profissional ainda melhor. Fiquei muito emocionada em vê-los de pertinho”, disse.

A primeira aula aberta na USP foi realizada 09 de abril de 2025. A segunda acontece em 11 de abril na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com os jornalistas Mariana Gross, Pedro Bassan e Nilson Klava.

Estas ações fazem parte da 4ª edição do ‘Desafio LED + g1: me dá uma luz aí!’ que tem premiação em um edital extra, voltado para futuros jornalistas de São Paulo e do Rio. Estudantes podem enviar ideias de pauta sobre a crise climática e as cinco melhores receberão R$ 10 mil para produzir os conteúdos, participarão de uma imersão na Globo, com mentorias e acompanhamento de rotina nas redações, e serão convidados especiais no Festival LED, que acontecerá em junho no Rio de Janeiro. Confira o Edital aqui.

Fotos cedidas por Giovanna de Souza Leite e Leticia Eduarda Vicente Silva (Jornalismo) para AGCOM, Agência Experimental de Comunicação da AMO

Continue lendo

Últimas Notícias

AMO Cinema: Daniela Thomas participa da aula magna do PPGCOM da Anhembi Morumbi

Publicado

em

por

AMO Cinema: Daniela Thomas participa da aula magna do PPGCOM da Anhembi Morumbi

O campus Paulista da Universidade Anhembi Morumbi (AMO) ficou lotado para a Aula Magna do primeiro semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). A convidada foi a cineasta, diretora, dramaturga e produtora Daniela Thomas.

Com mais de quatro décadas de carreira, Daniela é uma das figuras mais importantes do cinema e do teatro brasileiro. Como diretora, roteirista e cenógrafa, ela tem no seu portfólio obras icônicas como Terra Estrangeira (1996), Vazante (2017), Linha de Passe (2008) e O Banquete (2018), além de ter sido produtora-executiva do aclamado filme “Ainda Estou Aqui” (2024), o primeiro filme 100% brasileiro a conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

Reconhecida por sua contribuição em obras fundamentais do cinema nacional, Daniela compartilhou momentos marcantes de sua trajetória no audiovisual brasileiro. Durante a conversa, ela apresentou registros exclusivos dos bastidores da produção de Ainda Estou Aqui e falou sobre os desafios e emoções envolvidos na realização de um projeto de tal magnitude. No cinema, o filme no Brasil ficou 21 semanas em cartaz e atraiu mais de cinco milhões de espectadores. Desde o início de abril, está disponível na Globoplay.

O público ainda teve a oportunidade de conhecer detalhes do processo criativo por trás de filmes emblemáticos como Terra Estrangeira (1995), Linha de Passe (2008) e Vazante (2017), todos com a assinatura de Daniela como diretora, roteirista ou produtora.

A aula magna proporcionou uma excelente troca de ideias e de experiências tanto para pesquisadores de mestrado e doutorado do PPGCOM, quanto para os estudantes de graduação em Comunicação e Artes da AMO e profissionais do mercado audiovisual.

Thalita Bastos, professora e pesquisadora do PPGCOM da AMO, destacou a relevância do encontro.“Ter a presença dela aqui conversando com alunos da graduação e da pós-graduação é muito importante, porque ela traz uma perspectiva não só de prática, por estar há anos nesse mercado, mas também sobre como é o processo de realização de um filme, que envolve pensar, gravar, finalizar e vê-lo sendo assistido pelo público. Esse tipo de conversa é uma grande inspiração para os alunos.”

O evento reforça o compromisso do PPGCOM em promover debates aprofundados, que conectam teoria, prática e mercado — e inspira a nova geração de comunicadores a seguir criando e transformando narrativas.

Mais informações no perfil da PPGCOM: @ppgcom_anhembi

Texto de Felipe Bianchi (Jornalismo) e fotos de Ana Karoline (Jornalismo) da AGCOM – Agência Experimental de Comunicação da AMO, sob supervisão da Profa. Fernanda Iarossi

Continue lendo
Advertisement
Advertisement

Trending